quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A SOBRIEDADE QUE NOS APERFEIÇOA

"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo" (I Pedro 1:13)
.............
"Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação" (I Tessalonicenses 5:8)

Quando lemos alguns versículos semelhantes aos de cima, imergimos em nosso próprio consciente para refletir sobre a nossa vida e o que nós temos feito desde então. Passamos a avaliar todas as nossas atitudes em relação ao nosso próximo, no que erramos e acertamos, e o que podemos melhorar nas próximas ações. Daí, vem à tona a seguinte questão: O que fazer para me torna uma pessoa cada vez melhor? A luz do evangelho e dos aconselhamentos das cartas paulinas e petrinas, poderíamos certamente dizer: Ser uma pessoa sóbria! Mas afinal, o que é sobriedade?
Quando pesquisamos sobre a origem da palavra sobriedade, podemos encontrar alguns significados, a exemplo de ter temperança no comer e beber; ou ser uma pessoa comedida, reservada, ser pacimônio; ou ainda ser moderado, usar de simplicidade, frugalidade. Logo, percebemos que sobriedade não se limita apenas a questão de abstinência a bebida alcoolica, mas uma vida regrada, moderada e simples.
O primeiro exemplo da carta petrina, temos o apóstolo orientando aos cristãos dispersos na Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, a respeito da maneira como devem viver e a dedicação a pregação do evangelho. Nela, temos a preocupação de Pedro em orientar aos cristãos em "cingir" ou "apertar" junto aos "lombos do entendimento" ou "nossa consciência" a sobriedade, sem perder a esperança na graça oferecida pela revelação de Jesus Cristo. Mas o que isso quer dizer? O que Pedro quis dizer foi para sermos sóbrios, moderados, regrados, sem perder de vista a humildade e a santidade que é alcançada com essa atitude (I Pe 1:15-16, 21-22).
No segundo exemplo, o apóstolo Paulo faz um alerta aos cristãos em considerá-los como "Filhos do dia" ou "Filhos da luz" ou do "entendimento", concitando-os a serem sóbrios, sem abrir mão das vestimentas espirituais que são capazes de ajudar no aperfeiçoamento do ser humano, quais sejam: a) couraça da fé e do amor; e b) capacete da esperança da salvação. Nesse alerta ou aconselhamento, o apóstolo Paulo ressalta a importância de estarmos sempre vigilantes e procurando o aperfeiçoamento em nossas vidas, examinando tudo, retendo o que do bem, abster-se de toda aparência do mal e procurando ser irrepreensíveis (I Ts 5: 12-23), vestidos para tanto, com a couraça da fé e do amor, pois é imprescindível para nos aproximarmos de Deus (Hb 11:06) e reconhecê-lo por ser Ele mesmo a verdadeira expressão do "Amor" (I Jo 4:08), bem como o uso do capacete da esperança da salvação, blindando-nos assim de toda e qualquer investida desesperançosa de uma vida melhor no povir.
Quando agimos com sobriedade, não damos importância ao hedonismo, ou seja, a busca pelos prazeres dessa vida, mas nos focamos naquilo que pode nos tornar pessoas melhores, maduras, centradas, sensatas e conscientes dos atos praticados, sabendo que esses atos contribuem para o nosso bem e do nosso próximo (Rm 8:28).




2 comentários:

  1. Muito edificante este ensino. Acredito que nos dias que vivemos, muitas pessoas não tem consciência daquilo que realmente querem, muitos estão confundidos no reino de Deus, porque estão correndo atras de riquezas, bens materiais, cura material; Estão com uma visão unicamente voltada para esta vida. Se deixam levar pelo ódio, pela inveja, pela cobiça dos olhos e desejos desenfreados.

    ResponderExcluir
  2. Obviamente através desse ensinamento adquirimos entendimentos referentes as escrituras sagradas sou grato a Deus e aos amados irmãos.

    ResponderExcluir