quarta-feira, 27 de março de 2013

HUMILDADE: UMA DIFÍCIL LIÇÃO DE VIDA

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas". (Mateus 11:29)

"Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos" (Romanos 12:16) 

Depois de algum tempo sem escrever, quer por motivos pessoais ou de trabalho, quer por ausência de tempo, estamos de volta com uma reflexão muito pouco abordada, qual seja, a HUMILDADE da pessoa humana.

Entendem-se por Humildade as pessoas que não tentam se projetar sobre as outras, nem mostrar ser superior a elas, sendo considerada, portanto, como detentora de uma virtude do nosso bom senso em relação às outras pessoas. Alguns a caracteriza como demonstrar cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, ainda que tais características não sejam única e exclusivamente de pessoas humildes.
 
Etimologicamente falando, Humildade deriva do latim "humus" que significa "filhos da terra" ou "solo sobre nós", pois humus é o termo com o mesmo significado de tellus e terra. Humus é aquele que permanece na terra. Que dela não se eleva. E desta realidade de raiz, do chão que embasa tudo o mais, da verdade sólida em que os alimentos nascem, de onde os pássaros voam e as águas se sedimentam (pensamento filosófico). Humus o princípio, o sustentáculo de teu porte bípede, a força que a todos nós atrai. Humus, a filosofia da base de todos os conceitos.

A humildade também é muito confundida com a modéstia, tendo o sentido contrário da ambição, ou seja, enquanto para o modesto falta-lhe o desejo de ter ou possuir algo, de alcançar algum objetivo considerado intangível, sendo, portanto, considerado uma pessoa humilde, o ambicioso é aquela pessoa que almeja algo grandioso, uma situação ou posição de destaque, que por muitas vezes é considerado como ganancioso, e isso é uma outra categoria de estado de espírito.


Mas por que a Humildade tem sido uma difícil lição de vida para nós? Existe alguma correlação entre ser humilde e ser humilhado? O que temos de proveito em ser humilde?

Bem, respondendo, ou ao menos tentando responder a primeira questão, poderíamos afirmar que a humildade não é inata, ela não nasce conosco, mas, é-lhe adquirida, aprendida no decorrer das nossas vidas, tendo-a como uma opção, assumindo-a como um compromisso. Por isso que é difícil ser humilde. Ser modesto ou aparentar ser modesto, não é a mesma coisa que ser humilde. Não ter ambição, ânimo para determinada situação também não é ser humilde. Ser generoso, caridoso, bondoso, cordial, simplório, enfim, essas ações não fazem NINGUÉM se tornar ou ser humilde. A humildade quando aprendida, adquirida e optada como um traço de sua personalidade, deve partir do mais profundo do nosso coração. Ela não se resume simplesmente num ato, mas em atitudes reiteradas. Eis o porquê de ser tão difícil em ser uma pessoa humilde. Muitas vezes somos generosos em uma determinada situação ou para uma determinada pessoa ou grupo, mas não agimos da mesma forma com outros. Agimos com caridade e cordialidade com determinado segmento da sociedade com o fito de se auto-projetar, mas não agimos de igual maneira com outros segmentos. Onde está a humildade em nós se não dermos continuidade, de forma padronizada, despretendida, desinteressada dos nossos atos? Acaso não abracemos de fato a humildade como um compromisso de vida, estamos enganando a nós mesmos, ou no mínimo, tentando impressionar a alguém com aquilo que não somos. A humildade deve partir do coração (...aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...) Devemos aprender isso!

Quanto a segunda questão, é verdade que a pessoa humilde, por vezes passa por humilhação, mas a recíproca não é verdadeira, isto é, nem todos que são humilhados são humildes, pois muitos são humilhados ou passam por humilhação por diversos outros motivos, tais como por ignorância, arrogância, vingança, vexame, dentre outras situações. Aos humildes, ser humilhado não lhe traz um certo desprezo ou mesmo venha lhe denegrir a sua dignidade e imagem, pois, essa situação lhe é insignificante, haja vista que o humilde é uma pessoa mansa, sóbria, tranquila, serena, compreensiva, sensível, em paz consigo mesma. A pessoa humilda sempre (...encontra descanso para suas almas...), esse é o segredo!

Por fim, a última questão elaborada, refletimos se há algum proveito em ser humilde. Obviamente que sim! Ao humilde, este sofre menos, ama mais, não ambiciona coisas supérfluas, são pessoas sábias, sempre acolhedoras, companheiras, vivem conscientes de seu papel consigo mesmo e com o Ser Supremo, sabe da transitoriedade dessa vida e, portanto, aproveita nos mínimos detalhes, não em coisas efêmeras, mas naquelas que perduram, que marcam os corações, que nos traz alento a alma e ao espírito. Todos querem está por perto de quem é humilde, pois, sabe em si que tem muito a aprender.

Ser humilde é ser liberto!

William Nascimento Vasconcelos


Um comentário:

  1. ser humilde nao é andar de apé tendo carro,ou sujo,nem ajudar pessoas do seu interese conheço muito pobre orgulhoso,e muito rico humilde.ser humilde é um Dom de Deus. ser humilde é voce reconhecer seu propios erros e voltar atras,ser humilde é perdoar aquele que te fez mal é amar quem te aborreçe,,,humildade é tambem muito amor,e amor é a caridade, e a caridade vinculo da perfeiçao, nao deveis nada a ninguem a nao ser o amor....muito grato.

    ResponderExcluir